Desagregação de freguesias: da justeza à valorização da participação cidadã

Muitos destes processos têm génese em movimentos de cidadãos, animados pela paixão à terra e pelo objetivo de mostrar aos jovens que vale a pena lutar pela preservação das suas raízes e comunidade.

Ouça este artigo
00:00
03:18

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Tudo indica que, em breve, a Assembleia da República aprovará em definitivo a desagregação de 123 uniões de freguesias e a criação de 274 novas freguesias. Ficou-se, portanto, muito aquém da onda de reversões que alguns temiam, já que apenas houve a correção da reforma territorial de 2013 em 23,5% das 1168 freguesias extintas em todo o país nessa ocasião. E a premência desta correção ficou evidente quando vemos que três em cada dez desagregações dizem respeito a uniões de freguesias com executivos do PSD e do CDS-PP (sozinhos ou em coligação), insuspeitos de antipatias pela reforma.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.