Rusga na Mouraria: uma aula prática de sectarismo
As reacções à foto de dezenas de imigrantes alinhados contra a parede na Rua do Benformoso começaram muito bem. Infelizmente, foi sol de pouca dura.
Detesto o pensamento único, mas em certas ocasiões aprecio muito a indignação generalizada – ela sinaliza a partilha de valores fundamentais, quando somos confrontados com acontecimentos que deveriam ser considerados inaceitáveis por todos. As reacções à foto de dezenas de imigrantes alinhados contra a parede na Rua do Benformoso, em Lisboa, sob a vigilância de polícias fortemente armados – no que foi apresentado como uma operação preventiva, sem a suspeita de qualquer atividade criminosa concreta –, começaram muito bem: a esquerda indignou-se, como seria de esperar, mas várias vozes à direita também.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.