Mais autonomia e mais impacto das universidades e politécnicos
Atual sistema jurídico, em vigor desde 2007, é demasiado rígido. Um sistema binário que demarca de forma muito vincada a distinção entre universidades e politécnicos está ultrapassado.
Nas últimas cinco décadas, as Instituições de Ensino Superior (IES) serviram de motor da transformação da nossa sociedade e da nossa economia. No regime democrático, Portugal alargou o acesso ao ensino superior a todo o território nacional. E, atualmente, no plano internacional, é visto como um país que oferece, em determinadas áreas, uma educação de alto nível e qualidade, atraindo estudantes de todo o mundo. O impacto transformador das instituições e o seu acelerado desenvolvimento devem orgulhar-nos, e foram sustentados ao longo destas décadas em dois elementos-chave: a autonomia das instituições e a sua internacionalização.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.