Estudo autónomo e apoios com professores reformados voluntários: como o Governo quer reduzir o insucesso escolar
Ministério da Educação quer escolas a avançar com tutorias preventivas logo no 1.º ciclo, recorrendo, por exemplo, a professores reformados voluntários. Plataforma de estudo autónomo para secundário.
O Ministério da Educação quer promover o estudo autónomo junto dos alunos e, para tal, criou uma plataforma digital onde são disponibilizados conteúdos, como os chamados "Guiões de Trabalho Autónomo" e outros que faziam já parte da plataforma #EstudoEmCasa, muito usada durante a pandemia nas aulas à distância. É uma das medidas da tutela para melhorar a qualidade das aprendizagens e reduzir o insucesso escolar, sendo que, para tal, prevê também avançar em 2025 com tutorias psicopedagógicas logo no 1.º ciclo e contar com o apoio de professores reformados voluntários para dar apoio aos alunos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.