A Amália é o computador Magalhães de Luís Montenegro?
A aventura ridícula do computador Magalhães devia ter-nos vacinado contra este género de deslumbres até ao século XXII. Não vacinou. E agora aí está o Chat GPTuga, cujo nome oficial será “Amália”.
Há poucas coisas mais parolas do que a feira de vaidades em que se transformou a passerelle da Web Summit, com os políticos a desfilarem pelo palco da Meo Arena para se fingirem sofisticados, tecnológicos e modernos. Depois, como têm um microfone preso à bochecha, precisam de discursar ou – pior ainda – de anunciar. Luís Montenegro anunciou que “no primeiro trimestre de 2025” o país irá lançar “um LLM – Large Language Model – em português”. Intenção: promover “uma era de inteligência artificial também em Portugal”. “Vamos a isso! Let’s do it!” (sic), disse ele.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.