VIH voltou a diminuir para menos de mil casos, mas taxa anual ainda é das mais elevadas da Europa

Taxa de novos casos de VIH ainda é “bastante superior” à média dos países da União Europeia. Especialistas pedem atenção e investimento na prevenção para a comunidade migrante.

Foto
O último ano foi o terceira em que houve menos de mil novos casos por VIH desde 1991, diagnosticados em Portugal JON WOO / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
06:45

Em 2023, foram notificados 924 casos de vírus da imunodeficiência humana (VIH), 876 dos quais foram diagnosticados em Portugal. Os números confirmam a tendência de decréscimo da taxa de diagnósticos desta infecção no país verificada nos últimos anos. Contudo, como consta do relatório Infecção por VIH em Portugal – 2024, divulgado esta quarta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), este indicador é ainda “bastante superior” à média dos países da União Europeia. Aliás, "apesar da redução acima indicada, a taxa anual de novos diagnósticos em Portugal mantém-se como uma das mais elevadas na União Europeia", enfatiza o relatório.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.