Trump, a NATO e a defesa europeia

A vitória de Donald Trump vai fazer regressar os EUA à tradição do isolacionismo jacksoniano. A mudança impõe à Europa uma reflexão e uma oportunidade em matéria de defesa.

Foto
Bandeiras dos 32 Estados-membros da NATO na sede de Bruxelas, Bélgica, no dia em que a Aliança comemorou o 75.º aniversário, a 4 de Abril de 2024 Omar Havana/Getty Images
Ouça este artigo
00:00
09:22

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Donald Trump venceu. E venceu com uma vitória inequívoca. Venceu a Casa Branca, controla o Senado e a Câmara dos Representantes e tem uma maioria que o apoia no Supremo Tribunal. Isto é, controla o executivo, o legislativo e o judicial. Será todo poderoso e, dizem muitos cientistas políticos, que tenderá a pôr em causa o princípio fundamental dos pais fundadores da democracia americana: o princípio dos checks and balances. Que significado tem isso sobre a política externa norte-americana? O de que Trump poderá levar à prática as políticas que entender. E sem qualquer limitação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.