Pressão de Bolieiro e Albuquerque dá mais 75 milhões aos Açores e 50 milhões à Madeira
República não quis mexer na Lei das Finanças Regionais, deixando cair as verbas exigidas pelas regiões, mas tentou compensar com outras reivindicações e transferências extraordinárias.
A pressão política feita pelas regiões autónomas vai resultar num aumento das transferências a fazer do Estado central para os arquipélagos. Face ao que está inscrito na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2025, os Açores terão mais 75 milhões de euros para os Açores e a Madeira mais 50 milhões. As verbas, destinadas a reduzir a dívida, ficam aquém das reivindicações, mas permitem apaziguar os governos regionais, que se congratulam com a garantia de outras medidas – como a autorização para os Açores transformarem dívida comercial em financeira ou o apoio à construção do hospital da Madeira. O voto dos a favor do OE pelos deputados do PSD-Madeira está assegurado, falta desvendar a posição dos Açores.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.