Aqui há gatos, aqui há livros, aqui há música & poesia
Eis duas excelentes edições onde o gato é rei e senhor: Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso, de Eugénio Lisboa, e Um Gato é Um Gato, de Amélia Muge.
A paixão humana pelos gatos é coisa antiquíssima, como se sabe. Do Antigo Egipto à lapidar frase de Agostinho da Silva, “o gato cumpre-se gato”, haverá milhões de exemplos, notas, imagens, estatuetas, livros, poemas, fotografias, por onde o gato passa, em majestosa felinidade. Os mais dados ao cinema lembrar-se-ão da imensa corte felina de Istambul, retratada no filme Gatos, de Geyfa Torun (2016); tal como os amantes de literatura se recordarão que Fialho de Almeida deu o nome de Os Gatos às suas crónicas de crítica política e social editadas como “publicação mensal d’inquérito à vida portugueza”, à semelhança d’As Farpas, de Ramalho Ortigão e Eça de Queiroz.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.