Vítimas de abusos sexuais na Igreja consideram “ridículo” o número de pedidos de compensação financeira

Igreja anunciou 53 pedidos de indemnização, mas serão já “55 ou 56”, segundo a coordenadora do Grupo Vita. Associação reclama valor igual para todos, mas Igreja insiste que “cada caso é um caso”.

Foto
Bispo José Ornelas diz que “está fora de questão publicar qualquer lista com o que cada um recebeu ou o nome das pessoas. Seria totalmente desadequado e desrespeitoso” PAULO CUNHA / LUSA
Ouça este artigo
00:00
05:45

A Associação das Vítimas de Abuso Sexual da Igreja considera “ridículo” o número de 53 pedidos de compensação financeira divulgado, esta quinta-feira, pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), quando “foram validados 512 testemunhos”. Ao final do dia desta quinta-feira, a porta-voz do Grupo Vita, Rute Agulhas, actualizou o número ao PÚBLICO: “Serão 55 ou 56.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.