Casa da Arquitectura lança catálogo no MoMA de Nova Iorque num dia muito peculiar

Obra sobre o arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha teve lançamento internacional no Museum of Modern Art. Instituição de Matosinhos vai editar colecção de todas as obras de Siza.

Foto
O arquitecto Paulo Mendes da Rocha sentado na Cadeira Paulistano, aqui no seu escritório, que integra a colecção do MoMA Ana Ottoni
Ouça este artigo
00:00
11:43

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O lançamento do catálogo da Casa da Arquitectura sobre a exposição do arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha no Museum of Modern Art (MoMA), a primeira colaboração da instituição de Matosinhos com o museu de Nova Iorque, teve lugar no dia em que a América e o mundo acordaram com um novo presidente — e não era uma mulher. O curador-chefe do MoMA para a área da arquitectura e design, Martino Stierli, não abordou directamente a eleição de Trump, mas o futuro presidente dos EUA foi uma espécie de elefante na sala do Bartos Theater, numa conversa onde se aflorou várias vezes a faceta de Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) como um homem que lutou contra a ditadura militar brasileira, do arquitecto como um “resistente”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.