Biden recebe Trump na Casa Branca na quarta-feira

Presidente dos Estados Unidos retoma momento importante na transição de poder no país, depois de não ter sido convidado por Donald Trump após a eleição de 2020.

Foto
Em 2020, o então Presidente dos EUA não convidou Joe Biden para um encontro na Casa Branca Tom Brenner / VIA REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:13

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Joe Biden vai receber Donald Trump na Casa Branca na próxima quarta-feira, às 16h (hora portuguesa, 11h da manhã em Washington D.C.), um momento importante da transição pacífica de poder nos Estados Unidos que o próximo Presidente do país se recusou a protagonizar após a sua derrota eleitoral em 2020.

Já se sabia que Biden e Trump se iriam encontrar na próxima semana. O anúncio do dia e hora exactos foi feito neste sábado pela porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Em 2016, o então Presidente dos EUA, Barack Obama, convidou Trump para um encontro na Casa Branca dois dias após a eleição presidencial, e esteve presente na tomada de posse do seu sucessor, a 20 de Janeiro de 2017.

Em 2020, na sequência da derrota frente a Biden, Trump não convidou o seu adversário para um encontro na Casa Branca, e também não esteve presente na cerimónia de tomada de posse do seu sucessor, a 20 de Janeiro de 2021. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde 1869, poucos anos após a Guerra Civil dos EUA, quando Andrew Johnson, o primeiro Presidente norte-americano a ser alvo de um processo de destituição, faltou à tomada de posse do seu sucessor, Ulysses S. Grant.

Sugerir correcção
Comentar