“Surpreendente” e “insuficiente”. Orçamento para a ciência desilude investigadores

Investigadores e sindicatos sublinham a surpresa com o corte nos fundos atribuídos à FCT. Orçamento não responde às ambições dos cientistas, que sublinham o crónico subfinanciamento da ciência.

Foto
Cientistas afirmam que corte nas verbas para a FCT politicamente enviam a mensagem errada sobre o investimento científico Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
09:32

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

“O compromisso do Governo é reforçar o investimento nesta área, incluindo para as unidades de investigação”, disse o ministro da Educação, Ciência e Inovação em entrevista ao PÚBLICO em Julho deste ano, na qual tinha antecipado um aumento no pacote de financiamento aos centros de investigação – que estão em período de avaliação. Depois da apresentação do orçamento para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e das verbas atribuídas, de forma mais abrangente, ao sector da ciência, investigadores e sindicatos realçam que o subfinanciamento mantém-se (ou até se agrava).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.