SNS Criança: pais terão subsídio por assistência aos filhos até à consulta médica

Crianças triadas com pulseira azul serão encaminhadas para consulta no centro de saúde que se realizará no espaço de 48 a 72 horas. Progenitor que fica com a criança tem justificação de faltas.

Foto
Governo vai abrir em Lisboa e no Porto centros de atendimento clínico para o atendimento de casos não urgentes pediátricos Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
05:55

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Ministério da Saúde vai avançar com a criação da Linha SNS Criança, para onde os pais das crianças doentes devem ligar antes de se dirigirem à urgência hospitalar. A medida faz parte do plano de reorganização das urgências de pediatria e de ginecologia/obstetrícia, apresentado esta terça-feira no Ministério da Saúde. No caso dos doentes classificados como não urgentes (pulseira azul), a triagem telefónica irá encaminhá-los para uma consulta no centro de saúde, que se realizará no espaço de 48 a 72 horas. Fica assegurado que o progenitor que ficar com a criança em casa terá uma baixa de assistência à família.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.