Parque Terra Nostra com piscinas termais encerradas até 2025

Tanque de água termal fecha ao público e obras arrancam para “oferecer novo enquadramento paisagístico e modernizar sistema de manutenção” do parque, em São Miguel, Açores.

Foto
Estas águas termais, situadas nas Furnas, têm finalidades terapêuticas Rui Soares/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
02:28

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As piscinas de águas termais do Parque Terra Nostra, na freguesia das Furnas, são um ponto de paragem obrigatório para quem visita a ilha de São Miguel, Açores, mesmo nas estações mais frias do ano. Contudo, a pouco mais de dois meses do ano terminar, encerram ao público, a partir desta segunda-feira. A reabertura está prevista apenas para Janeiro de 2025 e “marcará uma nova fase, onde a tradição se alia à modernização, em harmonia com os elevados padrões de preservação ambiental do Parque Terra Nostra”, avança em comunicado o grupo hoteleiro Bensaude Hotels Collection.

Este encerramento, que inclui os jacuzzis, deve-se ao início das obras de valorização do local, que arrancam esta semana, de modo a “oferecer um novo enquadramento paisagístico e modernizar o sistema de manutenção”, acrescenta o comunicado. A recirculação forçada de todo o volume de água termal em sistemas de ultravioletas, para “promover uma gestão mais eficiente e sustentável, sem alterar a idiossincrasia destas águas”, é o que se pretende fazer para atingir a modernização pretendida. A zona mais antiga do parque centenário — o tanque e zona envolvente —, por terem a área de maior afluência do espaço, são a prioridade do projecto.

Zona termal esteve interdita durante o verão. Rui Soares
Piscinas termais de São Miguel são muito procuradas por turistas. João Silva
Fotogaleria
Zona termal esteve interdita durante o verão. Rui Soares

Esta intervenção tem como propósito “evidenciar as zonas mais nobres da envolvente do tanque termal”, lê-se ainda, através da “recuperação e manutenção dos vários equipamentos de apoio existentes e à introdução de novos”.

Os visitantes do Parque Terra Nostra, que ainda está em funcionamento, podem continuar a usufruir do parque centenário e do jardim botânico. Ao longo do ano, existem roteiros sazonais que guiam os visitantes pelos jardins, em percursos dedicados às quatro estações e às devidas colecções de plantas e paletas de cada uma.

Jardins do Parque Terra Nostra continuam abertos a visitantes. Anna Costa
Pode ser vista uma colecção de 800 cameleiras diferentes no jardim botânico. Anna Costa
Para além das águas e das espécies botânicas, entre outros, o parque tem grutas, esculturas e paisagens para ver. Rui Soares
Fotogaleria
Jardins do Parque Terra Nostra continuam abertos a visitantes. Anna Costa

Em Julho deste ano, as águas termais foram alvo de intervenção pelas autoridades de saúde, devido a suspeitas de contaminação microbiológica, o que originou o encerramento temporário da zona termal. Só voltaram a ser abertas ao público depois de uma desinfecção e realização de novas análises.

O Parque Terra Nostra conquistou o prémio Travelers’ Choice 2024, atribuído pelo TripAdvisor, com base nas histórias e avaliações partilhadas pelos utilizadores da plataforma. Em 2019, o Terra Nostra Garden Hotel, inserido no parque do qual os hóspedes podem usufruir quando quiserem, foi um dos três hotéis portugueses considerados de excelência pela Condé Nast Johansens.

A Fugas contactou o grupo Bensaude mas ainda não recebeu qualquer resposta.


Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar