Marinha portuguesa acompanha navio da Federação Russa em águas nacionais

Os navios NRP Cassiopeia e NRP António Enes foram enviados para acompanhar o “navio de reabastecimento do esforço de guerra russo” Ursa Major, segundo a Marinha.

Foto
Navio russo foi acompanhado para fora da Zona Económica Exclusiva portuguesa Alexey Pavlishak / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:09

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Marinha portuguesa acompanhou e monitorizou a passagem do navio de reabastecimento do esforço de guerra russo, Ursa Major, que deixou as águas nacionais neste domingo.

"Terminou nesta manhã de domingo, 20 de Outubro, uma operação desenvolvida pela Marinha de monitorização e acompanhamento do navio de reabastecimento do esforço de guerra russo, Ursa Major, que teve início pelas 19 horas de sexta-feira, 18 de Outubro", adiantou a Marinha, em comunicado.

Este navio da Federação Russa "deixou as águas de responsabilidade nacional, já durante o dia de hoje, rumando em direcção ao mar Báltico", sendo que o Centro de Operações Marítimas "monitorizou, permanentemente, a actividade deste navio e coordenou o emprego dos navios da Marinha NRP Cassiopeia e NRP António Enes, no acompanhamento ao longo da Zona Económica Exclusiva".

Estas acções de monitorização e vigilância têm como objectivo garantir a "defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional", por forma a contribuir para a "protecção dos interesses de Portugal e das suas infra-estruturas criticas e, simultaneamente, assegurar o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica".