Antidepressivos diminuem risco de tentativa de suicídio em doentes deprimidos, conclui artigo

Trabalho desenvolvido por investigadoras portuguesas salienta que reduzir o uso de antidepressivos “pode, na verdade, aumentar os riscos de suicídio devido ao tratamento inadequado da depressão”.

Foto
Investigadoras analisaram resultados de seis ensaios clínicos, realizados sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, que envolveram um total de 242.326 doentes Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
03:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As “evidências crescentes mostram que os antidepressivos, em geral, diminuem o risco de tentativa de suicídio em doentes deprimidos”, conclui um trabalho realizado por investigadoras portuguesas. No artigo salientam também, na sequência de um alerta do regulador do medicamento norte-americano feito em 2004, que reduzir o uso destes medicamentos no tratamento de jovens “pode, na verdade, aumentar os riscos de suicídio devido ao tratamento inadequado da depressão”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.