Nobel da Química para cientistas que usaram inteligência artificial para “abrir” as proteínas

A edição deste ano do Nobel da Química volta a destacar a inteligência artificial, desta vez na descoberta e previsão das estruturas das proteínas.

Foto
A previsão de proteínas através do modelo AlphaFold2 acelera a compreensão de como funcionam estes "blocos de construção da vida" Google DeepMind
Ouça este artigo
00:00
09:54

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As proteínas são, como recorrentemente se diz, os “blocos de construção da vida”. No entanto, nem sempre soubemos assim tanto sobre elas. Este ano, o Prémio Nobel da Química distingue precisamente o contributo de David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper na descoberta e previsão da estrutura de uma proteína através das sequências de aminoácidos (as unidades que formam as proteínas). Assim, estes investigadores abriram as proteínas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.