Olha A Laranjinha que se levantou na Covilhã

Um dos tesouros gastronómicos da serra da Estrela fica no centro histórico da cidade. Uma antiga taberna renasceu há 10 anos, com os produtos de sempre.

Foto
A Laranjinha, antiga taberna da Covilhã, renasceu há 10 anos PAULO PIMENTA
Ouça este artigo
00:00
05:16

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Ao passar a porta daquele velho edifício da Rua 1.º de Dezembro há uma espécie de regresso ao passado, cuidadosamente preservado, um misto de adega regional com aquilo que é, na verdade: uma taberna. Por mais que junte pormenores de modernidade e design (as cadeiras ou os candeeiros dão essa nota), é a Covilhã ancestral que ali se espelha, em cada pormenor. E A Laranjinha faz questão de se manter fiel à categoria que a celebrizou no centro da Covilhã, nos anos de 1940, quando José da Cruz Moreira fundou o espaço. Eram outros tempos, aqueles, quando a cidade transpirava de operários em cada fábrica de lanifícios, quando nas tabernas o aconchego aparecia em forma de vinho ao copo, para empurrar a bucha.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.