Em que é que Governo e PS já cederam para desbloquear impasse no OE2025

No âmbito das cedências já feitas, o Governo foi mais longe na negociação do IRS Jovem do que no IRC, onde o executivo não abdica de uma descida transversal da taxa geral.

Foto
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recebeu o secretário-geral do PS duas vezes em São Bento para discutir o Orçamento MIGUEL A. LOPES / LUSA
Ouça este artigo
00:00
06:38

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Luís Montenegro venceu as eleições a prometer uma descida da carga fiscal no IRC e no IRS como caminho para "desbloquear a economia", enquanto Pedro Nuno Santos defendia um caminho diferente, assumindo a descida do IRC e o IRS Jovem defendidos pelo Governo como diferenças ideológicas dificilmente ultrapassáveis. Depois de em Agosto ter pedido "não chateiem o PS" sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o secretário-geral socialista iniciou o mês de Setembro a garantir que não seria o PS a criar uma crise política, mas avisando que as duas bandeiras de alívio fiscal do Governo AD eram mesmo "linhas vermelhas" para os socialistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.