Já temos o mapa do cérebro da mosca-da-fruta, uma janela para o nosso próprio cérebro
O mapa do cérebro da mosca-da-fruta, com os seus milhares de neurónios e milhões de ligações, está finalmente completo. Este pequeno insecto pode ajudar-nos a compreender a neurociência dos humanos.
Aquela que até há uns anos parecia uma missão impossível está, por fim, ultrapassada. Pela primeira vez, temos o mapa completo do cérebro da mosca-da-fruta, com os neurónios e as suas conexões identificadas. Embora possa soar estranho – afinal, este cérebro tem menos de um milímetro –, estes neurónios e as suas ligações têm muitos paralelos com o cérebro humano e, por isso, são fundamentais para os estudos dos cientistas, nomeadamente nas ciências biomédicas. Também por isso há quem considere este mapa uma janela para o nosso próprio cérebro. E isso já diz muito sobre a importância deste mapa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.