Governo decreta luto nacional para sexta-feira por causa dos incêndios
O Governo decidiu decretar um dia de luto nacional para esta sexta-feira. A decisão foi tomada esta manhã.
O Governo decretou luto nacional para o dia de amanhã, sexta-feira, confirmou o PÚBLICO junto de fonte oficial do executivo. A decisão foi tomada esta manhã, na reunião do Conselho de Ministros presidida pelo primeiro-ministro.
A decisão surge quando se contam sete vítimas mortais e mais de 40 feridos provocados pelos incêndios florestais.
Esta madrugada, mais de 4100 operacionais, apoiados por 1300 meios terrestres continuavam a combater 95 fogos em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).
Segundo os dados mais recentes, já arderam quase 139 mil hectares desde o início do ano, indica o ponto de situação mais recente do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). Contas feitas, a área ardida já ultrapassa a dos fogos deflagrados entre Janeiro e Dezembro nos últimos sete anos. É preciso recuar até 2017 para encontrar uma área ardida maior: 563.532 hectares ardidos à conta de 408 incêndios.
A situação de calamidade para os municípios afectados pelos incêndios nos últimos dias foi decretada na terça-feira, no Conselho de Ministros extraordinário, presidido pelo Presidente da República.