Nuvem de fumo que paira sobre Portugal continua a aumentar
As imagens de satélite divulgadas pela NASA mostram que a nuvem de fumo que paira sobre o país continua a aumentar, alastrando-se ao longo de vários quilómetros no Oceano Atlântico.
A nuvem de fumo que paira sobre Portugal, resultado dos incêndios que assolam o país, é cada vez maior, revelam as imagens de satélite divulgadas pela agência espacial norte-americana (NASA).
Comparativamente com as imagens divulgadas na terça-feira pelo serviço NASA Worldview – que mostravam a zona Norte e centro do país cobertas por nuvens de fumo –, observa-se agora um aumento significativo do fumo sobre Portugal continental, visto do espaço, alastrando-se ao longo de vários quilómetros no Oceano Atlântico.
O programa europeu Copérnico mostra a área ardida nos concelhos de Sever-do-Vouga e Albergaria-a-Velha, que corresponde a mais de 15 mil hectares.
Mais de 100 fogos estão activos em Portugal, com mais de 50 concelhos em risco máximo de incêndio nesta quarta-feira. A situação está, neste momento, “descontrolada” em Águeda e “severa” em Arouca.