Cinco bancos invocam prescrição para fazer cair coimas do cartel da banca

Julgamento do cartel da banca está na recta final. Ministério Público e Autoridade da Concorrência dizem ser claro que bancos trocaram informação com o objectivo de falsear a concorrência.

Foto
A acusação da Autoridade da Concorrência aos bancos diz respeito a troca de informações de 2002 a 2013 Gonçalo Português
Ouça este artigo
00:00
06:44

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Cinco dos 11 bancos que estão a contestar em tribunal as sanções aplicadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) por terem trocado informação comercial sobre os spreads do crédito à habitação, ao consumo e às empresas por email e por telefone durante mais de dez anos apresentaram pareceres, mesmo na recta final do julgamento, a defenderem que o processo já está prescrito. Com isso, tentam fazer cair as acusações de que são alvo, que, ao todo, valeram aos vários bancos sanções de 225 milhões de euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.