Concurso para novo presidente do INEM abre em breve, Sérgio Janeiro vai concorrer

O procedimento já está na lista da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública de concursos a abrir em breve e o presidente em exercício assumiu que irá concorrer.

Foto
Actual presidente do INEM assumiu funções em meados de Julho, em regime de substituição por 60 dias Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
02:35

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Ministério da Saúde já solicitou à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) a abertura do concurso para o cargo de presidente do INEM, confirmou ao PÚBLICO o gabinete da ministra Ana Paula Martins. O procedimento já está na lista da Cresap de concursos a abrir em breve e o actual presidente em exercício já assumiu que irá concorrer.

A par do cargo de presidente, também já está na lista da Cresap de procedimentos a lançar em breve o concurso para o cargo de vogal do conselho directivo. Os dois cargos obrigam a abertura de um concurso e “pode candidatar-se quem assim o entender”, refere o Ministério da Saúde na resposta enviada. O actual presidente Sérgio Janeiro revelou, numa entrevista ao Jornal de Notícias, que irá concorrer, assim como a sua vogal, Alexandra Ferreira.

O tenente-coronel médico, que liderou a medicina interna no Hospital das Forças Armadas, assumiu funções como presidente do INEM em meados de Julho, em regime de substituição por 60 dias, depois de o cargo ter ficado vago.

O anterior presidente Luís Meira demitiu-se na sequência de um conflito com o ministério por causa do ajuste directo para assegurar o funcionamento de quatro helicópteros, e o médico Vítor Almeida, primeira escolha do ministério para substituir Meira, também rejeitou o cargo poucos dias depois da nomeação por considerar que não estavam garantidos os meios necessários para missão do INEM. Está agendada para amanhã à tarde uma audição de Vítor Almeida no Parlamento a pedido da IL e do Chega.

Com o prazo de 60 dias próximo do fim e com o intervalo de tempo que será necessário até à escolha do novo presidente do INEM, o Ministério da Saúde clarificou que, “enquanto decorre o processo da Cresap, o presidente em exercício mantém-se em funções”.

Em mãos, Sérgio Janeiro tem neste momento o concurso para a contratação de 200 novos técnicos de emergência pré-hospitalar, cujo prazo de candidatura termina a 12 de Setembro. A falta de recursos humanos no INEM tem sido um problema crónico, com os últimos concursos a terminaram com várias vagas por preencher. Em declarações no Parlamento, o anterior presidente Luís Meira contabilizou um défice de 400 técnicos em relação ao necessário.

Está também a decorrer uma auditoria administrativa e financeira, a pedido do Ministério da Saúde. E por resolver está ainda a questão dos helicópteros, cujo ajuste directo permite assegurar a resposta destes meios até ao fim de Junho do próximo ano. Na entrevista ao Jornal de Notícias, Sérgio Janeiro disse estarem a trabalhar com a Força Aérea Portuguesa para perceber se podem fazer parte da resposta médica. Caso não seja solução, no plano que apresentou ao Tribunal de Contas, o presidente do INEM previu a abertura de um concurso internacional entre o final deste mês e o início do próximo.

Sugerir correcção
Comentar