PJ apreende 260 quilos de cocaína escondidos no meio do milho. Um suspeito detido
A droga apreendida pela Polícia Judiciária num armazém no Norte do país seria suficiente para 1.3 milhões de doses individuais.
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu, num armazém do Norte do país, 260 quilos de cocaína chegados a Portugal num contentor de milho para moagem, detendo um homem suspeito de fazer parte de uma rede internacional, anunciou este sábado num comunicado.
No decurso da operação, denominada "Vira Milho" e da responsabilidade do Departamento de Investigação Criminal de Braga, a PJ deteve um homem indiciado pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado e branqueamento de capitais.
O homem é suspeito de integrar uma organização criminosa transnacional dedicada à "introdução de grandes quantidades deste tipo de estupefacientes na Europa". Segundo a PJ, a cocaína tinha chegado dias antes da apreensão "por via marítima, no interior de um contentor de milho para moagem, proveniente de um país da América Latina".
A PJ estima que "caso os 260 quilos de droga chegassem aos circuitos ilícitos de distribuição, seriam suficientes para a composição de, pelo menos, 1.3 milhões de doses individuais".
Foram ainda realizadas "diversas buscas e consolidada a matéria probatória existente", e o detido será "presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.
O inquérito foi titulado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Vila Nova de Famalicão, e a operação contou ainda com a colaboração da Autoridade Tributária.