O que esperar de 2024/25? Professores em falta, prioridade às aulas, novas provas

Não se conhecem ainda medidas para a recuperação das aprendizagens. E, por agora, novidades só mesmo na avaliação externa ou nas acções para chamar professores, que vão continuar em falta.

Foto
Mais um ano lectivo que será marcado pela falta de professores Duarte Drago
Ouça este artigo
00:00
07:59

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As “velhas” provas de aferição, introduzidas em 1999, vão ser substituídas por provas de monitorização da aprendizagem no ensino básico, todos os exames do secundário voltam a contar para a nota final dos alunos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) apresentou às escolas novas prioridades para a distribuição do serviço lectivo e elaboração dos horários de professores. São várias as novidades anunciadas para o ano lectivo que arranca no próximo dia 12, mas tudo indica que a falta de professores se irá manter e até agravar-se. Este tem sido o maior problema dos últimos anos na área da Educação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.