Protesto: há 68 municípios sem advogados de escala nos tribunais este mês e 32 só com um

Ordem dos Advogados exige revisão de tabela de renumeração que só foi alterada uma vez nos últimos 20 anos. Inscreveram-se 1487 advogados nas escalas de Setembro, menos 7435 do que no ano passado.

Foto
A bastonária dos advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro, tem dado a cara por este protesto Nuno Ferreira Santos (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
05:14

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O protesto organizado pela Ordem dos Advogados (OA) a partir desta segunda-feira e pelo menos até ao final deste mês fez com que os tribunais reabrissem após as férias judiciais com menos 83% de inscritos nas escalas para as diligências urgentes existentes nos tribunais. Trata-se do sistema que assegura que há sempre um advogado presente nas diligências urgentes em que estes são obrigatórios e o visado não constituiu nenhum.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.