Onde andam os portugueses negros?

Devo ser eu que não consigo descortinar uma classe média portuguesa negra a passar férias fora das grandes urbes, com presença significativa no ensino superior, nos media , na política...

Ouça este artigo
00:00
04:05

Ando há dias com uma série publicada neste jornal na cabeça. A série é sobre o Racismo em português na qual se explica como, nas colónias, os negros foram feitos estrangeiros na sua própria terra. Os testemunhos são extraordinários sobre os colonatos brancos, o apartheid não escrito ou o Estatuto dos Indígenas – discriminados, relegados para o trabalho braçal e quase sem acesso à educação. Nada de novo, portanto. A questão, para mim, é que a série está escrita no pretérito, mas, infelizmente, não consigo evitar arriscar um paralelismo com Portugal e o tempo presente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.