O ano em que o desporto feminino de alta competição se tornou paródia

Não é doença, não é um tema “trans”, nem nenhuma condição esquisita. Pouco frequente, apenas. Têm cromossomas XY, são homens com DSD (diferenças de desenvolvimento sexual).

Ouça este artigo
00:00
06:12

No fundo, percebo. São crianças que nascem em países pobres, com cuidados de saúde materno-infantis deficitários. As mães, grávidas, não tiveram acesso a ecografias onde se diagnosticassem condições pouco frequentes. Quando nascem, as crianças exibem exteriormente o que parece uma vagina. E crescem como raparigas. Depois chegam à puberdade e, ao invés de menstruarem e desenvolverem as especificidades femininas, pelo contrário: o corpo torna-se masculino. Em muitos casos, finalmente respondendo à testosterona (em níveis de puberdade masculina), o pénis finalmente desenvolve-se, enfim, brota para fora do corpo que anteriormente se pensava ser de uma rapariga.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.