GNR encerra lar com 10 idosos no concelho de Torres Novas

O lar incorria em infracções relativamente a questões de salubridade, segurança e recursos humanos. Dez idosos foram realojados noutras estruturas residenciais e casas de familiares.

Foto
A operação decorreu no âmbito de uma investigação de maus tratos a idosos Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
01:25

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A GNR encerrou um lar que acolhia 10 idosos no concelho de Torres Novas, distrito de Santarém, por diversas infracções relativas à salubridade, segurança e recursos humanos, foi divulgado este domingo, 18 de Agosto.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Santarém refere que, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificais (NIAVE), foi encerrada no dia 14 de Agosto uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), no concelho de Torres Novas.

A operação decorreu no âmbito de uma investigação de maus tratos a idosos e após uma inspecção à ERPI numa acção conjunta com a Segurança Social e Autoridade Saúde Pública da Lezíria Tejo.

“Na sequência da acção, os militares do NIAVE identificaram três funcionários e dez idosos, com idades compreendidas entre os 70 e os 88 anos, realizando diligências e recolha de prova no âmbito da investigação”, descreve a GNR

Durante a inspecção, a Unidade de Fiscalização de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) da Segurança Social, elaborou um auto de notícia por contra-ordenação, com diversas infracções relativamente a questões de salubridade, segurança e recursos humanos.

“Face às condições constatadas na ERPI, a estrutura foi encerrada, sendo os 10 idosos realojados em outras estruturas residenciais e habitações de familiares”, assinala a GNR.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Torres Novas.