O macronismo, antecâmara do fascismo

Décadas de neoliberalismo desenfreado sobre fundo de construção europeia acabaram por colocar a França às portas de uma tomada de poder fascista.

Ouça este artigo
00:00
07:38

A desindustrialização e o seu corolário, o desemprego em massa, a precarização do trabalho e a diminuição da protecção social, os cortes sucessivos nos serviços públicos foram atirando franjas cada vez mais importantes da população para os limbos da sociedade, ao mesmo tempo que faziam pairar sobre outras a ameaça de uma desclassificação social iminente. Antes de virar a Europa da guerra, a Europa da paz e do progresso começou a tornar-se um pesadelo para uma parte crescente dos seus cidadãos: e é sobre os escombros das promessas não cumpridas que a extrema-direita foi cavalgando e se foi instalando pouco a pouco na paisagem política e mediática francesa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.