Até onde pode e deve crescer o turismo?

Para o economista Pedro Braz Teixeira, o sector não deve crescer mais, “pelo menos na sua actual configuração”.

Foto
“Ao invés de limitar o número de turistas”, destaca a Ahresp, o foco deve em matérias como a diversificação dos destinos internos Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
04:33

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Até onde pode e deve crescer o turismo na economia portuguesa? E não há riscos de excessiva dependência deste sector? Estas duas interrogações conduzem a várias frentes de respostas e análises, ligadas a um dos principais sectores do país. “Genericamente, até onde pode e deve tem também a ver com chegarmos ao limiar do ‘overtourism’– um estado em que a existência do turismo prejudica gravemente os recursos naturais, o ambiente social (hostilidade com turismo) e a capacidade de resposta das infra-estruturas e serviços do país”, explica Tiago Alexandre Correia, analista do departamento de estudos económicos do BPI.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.