Desportistas estarão a esgotar sensores de glicose. Diabéticos queixam-se ao Infarmed

Nos últimos dias, vários diabéticos queixaram-se da ruptura de stock do FreeStyle Libre nas farmácias. O sensor de glicose está a ser usado “para melhorar o desempenho no exercício físico”.

Foto
Desde Janeiro de 2018 que o Estado comparticipa a 85% os medidores de glicose Getty Images
Ouça este artigo
00:00
04:49

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Na última semana, José Domingues voltou a picar o dedo, várias vezes ao dia, para avaliar os níveis de açúcar no sangue – como fazia antigamente. Diabético desde os 13 anos, o informático de 47 anos, residente em Leiria, surpreendeu-se quando a farmácia onde habitualmente compra a medicação lhe disse que estava esgotado. Nunca lhe acontecera, desde que há três anos passou a contar com o sensor FreeStyle Libre, um pequeno dispositivo que se coloca no antebraço e monitoriza a glicose em tempo real, enviando os dados directamente para o telemóvel.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.