Septuagenário que terá amarrado e disparado sobre duas jovens junto a barragem foi detido

Alerta foi dado perto da meia-noite. Jovens que estavam junto à barragem de Póvoa e Meadas terão sido manietadas e depois atingidas gravemente por disparos de caçadeira. Detido tem 74 anos.

Foto
GNR chegou ao local após o alerta dado por uma pessoa que foi avisada da situação pelas próprias vítimas Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
02:35

Duas jovens foram atingidas por tiros de caçadeira, que provocaram ferimentos considerados graves, junto à barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, na terça-feira à noite, revelou à agência Lusa a GNR. O suspeito da autoria dos disparos, um homem de 74 anos, de nacionalidade espanhola, foi detido logo no local onde ocorreu a alegada tentativa de homicídio.

Já depois dos disparos uma das jovens ainda conseguiu enviar um pedido de socorro através do telemóvel para um familiar. Quando os militares da GNR chegaram ao local, as raparigas estavam manietadas, uma delas com braçadeiras de plástico, salientou a guarda.

Afirmando desconhecer os motivos pelos quais ocorreu a alegada tentativa de homicídio, fonte da GNR adiantou que o suspeito reside junto à barragem e, quanto às jovens, uma vive em Castelo de Vide e a outra na zona de Lisboa, estando a passar férias no Alentejo. O PÚBLICO apurou que as jovens costumavam deslocar-se àquele local para ouvir música.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo, o alerta para esta ocorrência foi dado às 23h50 de terça-feira. Segundo fonte da GNR, uma das vítimas apresentava ferimentos na zona lombar, enquanto a outra foi atingida numa das mãos. Ambas acabaram por ser transferidas, de madrugada, para o Hospital de São José, em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, Ilídio Pinto Cardoso, porta-voz da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, na qual está integrada o hospital de Portalegre, disse que as duas jovens, de 17 e 22 anos, foram transferidas após serem estabilizadas na unidade hospitalar alentejana.

As vítimas "foram assistidas no local" da ocorrência pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e "deram entrada no hospital de Portalegre cerca das 1h30", indicou.

Já no hospital alentejano, acrescentou, "foram observadas, fizeram exames, foram estabilizadas do ponto de vista clínico" e a seguir foram "transportadas de ambulância, com carácter de urgência, para o Hospital de São José".

"A jovem de 17 anos foi para a cirurgia plástica e a de 22 anos foi para ortopedia", revelou a mesma fonte.

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros de Castelo de Vide, a GNR e o INEM, com 25 operacionais, apoiados por 11 veículos.

De acordo com a GNR, o detido deverá ser ouvido esta quarta-feira em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Nisa para a eventual aplicação de medidas de coação. O caso passou para a alçada da Polícia Judiciária.