“Mulher” é pouco inclusivo. E que tal “pessoa com vagina”?
“Pessoas que menstruam” não ofende a comunidade trans, de facto, mas será que a eliminação da palavra “mulher” não é ofensiva para 5,4 milhões de portuguesas?
Na sequência de um pedido de esclarecimento do grupo parlamentar do PSD à Direcção-Geral da Saúde, após a utilização da expressão “pessoas que menstruam” em vez de “mulheres” num questionário online da DGS, o PÚBLICO dedicou ao tema um artigo intitulado “‘Pessoas que menstruam’ é polémico? ‘É o termo usado em toda a documentação internacional’, lembram especialistas”. A jornalista Patrícia Carvalho falou com uma psicóloga e uma psiquiatra sobre a matéria, mas faltou uma parte importante de enquadramento: contar a história da polémica internacional em torno da expressão “pessoas que menstruam”, que me parece fundamental para perceber o caso.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.