O indicador de Kamala

Nem tudo são dificuldades: Kamala é corajosa e tem um primeiro nome impactante, muito melhor do que Joe, tão bom como Barack e muitíssimo melhor do que Donald.

Ouça este artigo
00:00
03:17

Na cartilha do que fazer com as mãos enquanto se discursa publicamente, que os políticos devem observar, constam vários pontos importantes. Não se devem fazer gestos repetitivos, sim demonstrativos; num palanque, as mãos devem estar à vista; e, muito importante, há que não esticar o dedo indicador, ato entendido como prosélito, paternalista ou autoritário. Bill Clinton optou por gesticular com o punho fechado, com o polegar por cima, como que a reprimir o indicador, o que veio a ficar conhecido por “polegar de Clinton”. Solução fácil e popular para dedos indicadores mais irrequietos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.