Queda de andaime na Suíça mata um português e fere outros dois com gravidade

Portugueses trabalhavam em prédio de 19 andares. Há ainda um outro trabalhador português que sofreu ferimentos ligeiros.

Foto
Há quatro vítimas mortais e oito feridos graves Polícia/Twitter
Ouça este artigo
00:00
02:56

Um trabalhador português morreu na queda de andaimes num edifício de 19 andares de um edifício no centro comercial Malley-Lumières, em Prilly, na Suíça. Há ainda três portugueses feridos: dois com gravidade e um outro que apresenta ferimentos ligeiros. Estas informações foram recolhidas pelo PÚBLICO junto de fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que inicialmente indicou que havia duas vítimas mortais de nacionalidade portuguesa.

Registam-se já três vítimas mortais na sequência deste acidente de trabalho. A segunda vítima é de nacionalidade albanesa, não sendo ainda conhecida o país de origem do terceiro trabalhador. No total, o acidente provocou oito feridos graves.

A tragédia ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12 de Julho, pelas 8h30 de Portugal continental (9h30 locais). Estão ainda a ser procuradas e resgatadas pessoas dos escombros, temendo-se que o acidente possa ter provocado mais vítimas.

Até ao momento, ainda não são conhecidas as causas do desastre, que será investigado. De acordo com a imprensa helvética, estão no local múltiplos bombeiros e ambulâncias a ajudar na operação de resgate.

Testemunhas oculares citadas pelo jornal suíço Bernerzeitung relatam ter ouvido um enorme estrondo, seguido do levantamento de uma grande nuvem de pó. Na rua junto ao prédio afectado, muitos transeuntes correram para se proteger, falando-se ainda de um colapso parcial da fachada norte do edifício.

Um dos feridos mais graves foi transportado de helicóptero para o hospital. O edifício tem uma altura total de 60 metros, com este diário helvético a adiantar que seria uma das referências arquitectónicas desta área assim que estivesse terminado.

Estiveram presentes no local elementos do laboratório da Polícia Cientifica e procuradores do Ministério Público central, esperando-se agora a abertura de um processo-crime para apurar as causas e circunstâncias do incidente.

Realizam-se ainda trabalhos para verificar a estabilidade e segurança dos restantes andaimes no prédio, posicionados nas três outras fachadas do edifício. Foi desenhado um perímetro de segurança junto ao local, com a deterioração das condições meteorológicas a não facilitar o trabalho das autoridades helvéticas.

O Presidente da República manifestou-se sobre o acidente, ainda antes da correcção no número de vítimas feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta sentidas condolências às famílias dos dois compatriotas vítimas de um acidente de trabalho em Prilly, na Suíça, e também a toda a comunidade portuguesa naquele país, com quem assinalou no passado mês de Junho o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", pode ler-se numa nota no sítio oficial da Presidência da República.

Notícia actualizada às 17h53: acrescentadas as condolências do Presidente da República

Notícia actualizada às 08h27 de 13 de Julho para corrigir número de vítimas mortais

Notícia actualizada às 20h59 de 13 de Julho: acrescentada informação de que dois portugueses sofreram ferimentos graves e um outro ferimentos ligeiros

Sugerir correcção
Ler 2 comentários