Universidade de Coimbra já tem grupo para promover “descolonização” do seu património cultural

Até ao final do ano, um grupo de investigadores vai entregar à reitoria da Universidade de Coimbra um documento sobre como lidar com o “património sensível”. O objectivo é propor um plano de acção.

SA sergio azenha (colaborador) - 2 maio 2023 - PORTUGAL, Coimbra - Devolver ou nao os cranios do seculo XIX trazidos de Timor-Leste, ex -colonias portuguesas. Coleccao de ossos da Universidade de Coimbra - sala onde são guardadas as coleccoes de osteologia do Departamento de Ciencias da Vida
Fotogaleria
Os crânios humanos de Timor fazem parte da colecção osteológica do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra sérgio azenha
asm adriano miranda - 12 Maio 2022 - PORTUGAL, Coimbra - Gabinete de Curiosidades inaugurado no Museu da Ciencia da Universidade de Coimbra (MCUC)
Fotogaleria
O Gabinete de Curiosidades do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
09:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Ainda não tem nome oficial, mas provisoriamente é conhecido, entre os próprios membros, como o grupo do “património sensível”, criado “ad hoc” para discutir o futuro dos bens com origem nas ex-colónias portuguesas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.