MP anuncia acusação de corrupção no futebol — mas apaga nota duas horas depois

Dirigentes prometiam contratos ou quantias avultadas de dinheiro para jogadores facilitarem vitória do adversário. PGR diz ao PÚBLICO que nota foi retirada para se confirmarem certos elementos.

Foto
Acusação conhecida esta terça-feira Andre Rodrigues/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
01:43

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) anunciou, na manhã desta terça-feira, 2 de Julho, a existência de uma acusação contra dirigentes e jogadores de futebol por crimes de corrupção activa, mas apagou a nota informativa pouco tempo depois. Quem visitar a página ou actualizar o browser encontra apenas uma mensagem a negar a autorização no acesso à página.

Questionada pelo PÚBLICO, a Procuradoria-Geral da República (PGR) avança que a nota foi "foi temporariamente retirada para ser reapreciada", de modo a "confirmar concretos elementos da mesma constantes".

De acordo com a nota inicialmente publicada, o Ministério Público acusou dois dirigentes e dois jogadores de clubes da II Liga do crime de corrupção activa. Os dirigentes constituídos arguidos terão pedido aos jogadores que facilitassem a vitória do adversário. Em troca, foram prometidos contratos ou verbas avultadas de dinheiro.

Foto
Comunicado publicado esta terça-feira

O PÚBLICO questionou ainda a PGR para que fosse facultada a identificação do clube e dirigentes em causa, pormenores que a nota publicada esta terça-feira omitia. Até ao momento, não foi possível obter essas informações.

"Os factos ocorreram na época desportiva de 2017-2018. Segundo a acusação, os arguidos, em conjugação de esforços, abordaram jogadores de futebol da segunda liga, antes da realização de um encontro decisivo, propondo-lhes a celebração de contratos de trabalho para a época seguinte, por montantes elevados, ou a atribuição de uma quantia significativa de dinheiro para facilitar a vitória à equipa adversária", podia ler-se na nota publicada.

Nenhum dos jogadores abordados terá aceitado as propostas, mas há dois atletas que foram constituídos arguidos no âmbito desta investigação.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários