Francisca Martins nas meias-finais europeias dos 200 metros livres

Horas depois de ficar em quarto na final dos 800 metros, Francisca Martins voltou a competir, quebrou um recorde pessoal e qualificou-se para as meias-finais de 200 metros livres dos Europeus.

Foto
Francisca Martins qualifica-se para as meias-finais de 200 metros livres, depois de ficar em quarto na final dos 800 NOVAK DJUROVIC / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:49

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A nadadora portuguesa Francisca Martins qualificou-se, esta quarta-feira, para as meias-finais dos 200 metros livres dos Europeus, em Belgrado, garantindo este objectivo poucas horas depois de ter disputado a final dos 800 metros.

"Ontem (na terça-feira) também foi no final do dia, foi mais difícil descansar durante a noite. E depois nadar logo de manhã. Mas o objectivo está cumprido", disse, à agência Lusa.

Horas após ter ficado a quatro centésimos do pódio nos 800 metros livres, na penúltima prova de terça-feira, Francisca Martins voltou à piscina em Belgrado para nadar a primeira prova do dia, terminando em 2.00,86 minutos, o 15º das eliminatórias.

"Foi dentro do que eu queria. Queria nadar entre 1.59 e 2.00. Nadar de manhã é um bocado mais difícil para mim. No início da manhã ainda mais, mas estou na meia-final e é o que interessa", afirmou.

Francisca Martins vai disputar as meias-finais às 18:30 locais (17:30 em Lisboa), procurando a qualificação para a final de quinta-feira.

"Agora tenho muito tempo para recuperar e nado muito melhor à tarde", assumiu.

Na final de 800 metros, na teça-feira, Francisca Martins conseguiu um recorde pessoal, 8.34,35 minutos (trazia 8.36,95). A portuguesa de 20 anos ficou perto da turca Denis Ertan, terceira, numa final em que se impôs a húngara Ajna Kesely, com 8.29,96 minutos, enquanto a britânica Fleur Lewis (8.33,54) ficou com a prata.

Esta edição dos Europeus femininos tem marcado resultados históricos para Portugal. Na terça-feira, Camila Rebelo sagrou-se campeã europeia dos 200 metros costas.