Professores: um plano que não é mais do mesmo

Simplificar regras para substituir rapidamente professores de baixa e incentivar com bolsas os jovens que queiram ser professores são boas ideias para uma crise que põe em causa a escola pública.

Ouça este artigo
00:00
02:31

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É preciso perceber melhor os contornos de várias das medidas apresentadas pelo ministro da Educação para combater o gravíssimo problema dos milhares de alunos que todos os anos ficam sem aulas. E só com mais detalhe se perceberá o alcance que elas terão. Mas têm já duas virtudes. Primeira: visam atacar directamente alguns dos bloqueios à substituição rápida de professores que entram de baixa por doença. Segunda: não se vislumbra a intenção de baixar a fasquia no que diz respeito às qualificações de quem é recrutado para ensinar, ao contrário do que se tem passado em países a braços com a mesma “crise”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.