Europeias: AD e PS em empate técnico em sondagem da Intercampus. Partidos mais pequenos descem
A coligação PSD/CDS surge com 24,8% das intenções de voto e o PS regista 24,1%, uma diferença de apenas 0,7 pontos percentuais. Duas sondagens desta semana apontam para resultados opostos.
A Aliança Democrática (AD) e o PS estão em empate técnico numa sondagem da Intercampus realizada para o Jornal de Negócios, o Correio da Manhã e a CMTV sobre as intenções de voto nas eleições europeias. O barómetro, publicado esta quinta-feira, mostra, ainda assim, que a lista encabeçada por Sebastião Bugalho fica à frente da de Marta Temido.
A coligação entre o PSD e o CDS surge com 24,8% das intenções de voto, ao passo que os socialistas registam 24,1%, o que corresponde a uma diferença de 0,7 pontos percentuais. Ambos os partidos melhoram os números face à última sondagem de Maio - a AD teve 21,2% e o PS 22,2%, na altura. Já os partidos mais pequenos sofrem uma quebra.
O Chega, que se mantém em terceiro lugar, fica pelos 12%, quando, no barómetro passado, teve 17,4%. Já a Iniciativa Liberal, na quarta posição, desce de 11,6% para 9,1% e o Bloco de Esquerda, em quinto lugar, de 8,9% para 5,8%.
Seguem-se o Livre, que passa de 6,6% para 4,5%, e o PAN, que regista 3,1% face aos 3,9% de Maio. Por último, a CDU aparece com 2,5% das preferências dos eleitores, ao invés das 3,6% da última sondagem.
Os dados indicam também que há um aumento dos indecisos de 3,7% para 12,5%, mas, apesar disso, 90% dos inquiridos diz que irá "certamente votar" ou "em princípio" irá às urnas. São apenas 3% aqueles que respondem que "há tantas hipóteses de votar como de não votar" e 8,7% os que em princípio não vão votar ou já votaram.
A sondagem foi realizada entre 29 de Maio e 4 de Junho com base em 604 entrevistas a eleitores recenseados com 18 e mais anos de idade. A margem de erro é de 4% para um intervalo de confiança de 95% e a taxa de resposta obtida foi de 62,8%.
Outra sondagem conhecida esta semana, mas com trabalho de campo entre os dias 17 de Maio e 22 de Maio, apontava para um resultado diferente, com o PS à frente da AD (30,6% contra 26,6%). Em causa estava a sondagem da Aximage para a TSF, JN e DN.