Depois do veredicto dos jurados, que sentença aplicará o juiz a Trump?
Pena vai ser anunciada no dia 11 de Julho. Cenário possível é uma sentença máxima de quatro anos de prisão, com suspensão do cumprimento da pena.
Depois do veredicto, cabe agora ao juiz do processo, Juan Merchan, decidir a pena a aplicar, o que será feito numa data posterior. Na maioria dos casos, o anúncio da pena é feito várias semanas depois de conhecido o veredicto.
Por cada uma das 34 acusações de que foi alvo, Trump pode ser condenado a um máximo de quatro anos de prisão. Tratando-se de um cidadão de 77 anos e sem antecedentes criminais — e que não foi condenado por um crime violento —, é provável que o ex-Presidente dos EUA não seja obrigado, no limite, a cumprir mais do que quatro anos de prisão no total.
Segundo vários especialistas em Direito, se o juiz decidir aplicar uma pena de prisão, é provável que o cumprimento dessa pena seja suspenso, sendo também possível uma condenação a prisão domiciliária. Em alternativa, Trump pode ser obrigado a pagar uma multa ou a cumprir serviço comunitário.
Seja qual for o cenário, é quase certo que o ex-Presidente dos EUA irá recorrer da sua condenação, o que poderá fazer até seis meses após o veredicto.
Durante esse período — que terminará depois da eleição presidencial, a 5 de Novembro —, Trump poderá manter-se em liberdade por decisão do juiz.