Francisco Conceição e Pedro Neto na convocatória de Portugal para o Europeu. Conheça a lista

O seleccionador nacional anunciou nesta terça-feira a lista dos 26 jogadores portugueses que vão estar no Campeonato da Europa.

Foto
O selecionador nacional, Roberto Martinez, revelou os 26 escolhidos para o Euro 2024 José Sena Goulão / LUSA
Ouça este artigo
00:00
04:11

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Como se esperava, não houve grandes surpresas, mas há, no entanto, novidades. A menos de um mês de Portugal fazer a estreia no Campeonato da Europa de 2024 - defronta a 18 de Junho, em Leipzig, a República Checa -, o seleccionador Roberto Martínez revelou os nomes dos jogadores que vão competir na Alemanha. Entre os 26 eleitos, as novidades são as presenças de Francisco Conceição e de Pedro Neto. Com a possibilidade de ter 26 jogadores, Martínez revelou na Cidade do Futebol o seu grupo, que foi escolhido entre os 34 atletas que utilizou desde que assumiu o comando de Portugal no início de 2023.

O guião previa uma escolha de continuidade e foi isso que aconteceu. Com um grupo coeso, que foi sofrendo poucas alterações nas 12 partidas em que Martinez liderou Portugal, os eleitos do técnico catalão foram três guarda-redes (Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício) e nove defesas (João Cancelo, Diogo Dalot, Nuno Mendes, Nelson Semedo, António Silva, Danilo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias e Pepe), sendo que a primeira novidade é a ausência de Raphael Guerreiro e a entrada de Nelson Semedo. Uma das dúvidas era saber se iriam ser chamados cinco ou seis defesas centrais, tendo o técnico optado por excluir Toti Gomes e contar com um quinteto de opções para a zona central.
No meio-campo, a incógnita era Matheus Nunes. O médio do Manchester City acabou por ficar de fora e, dessa forma, serão sete os médios na convocatória: Bruno Fernandes, João Palhinha, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e Bernardo Silva e João Neves.
Finalmente, no ataque, onde Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos, João Félix e Rafael Leão eram certezas, a presença de Pedro Neto e de Francisco Conceição são as novidades de maior relevo. Apesar dos problemas físicos que teve ao longo da época, Diogo Jota também faz parte dos 26.

Após anunciar, um a um, o nome dos jogadores que escolheu, Martínez, numa longa conferência de imprensa, justificou as opções que, como foi o caso de excluir dois campeões nacionais: Pedro Gonçalves e Francisco Trincão. No caso dos sportinguistas, embora o técnico espanhol admita que ambos “tiveram uma época excepcional”, a ausência foi justificada pelo facto de não terem integrado nenhum estágio anterior à fase final.
“Pela minha experiência, não é possível para um jogador entrar na lista de um Europeu se não fez parte dos últimos seis estágios. Temos muitos jogadores, fizemos um apuramento impecável e temos decisões difíceis, mas que temos de tomar para ter uma equipa equilibrada. Trincão e Pedro Gonçalves tiveram uma temporada excepcional, mas tiveram azar, pois o estágio de Março era importante para eles.”

No entanto, mesmo sem pretender “falar de nomes”, Martínez confessou que precisava “de falar de um jogador que foi muito difícil deixar fora”: Ricardo Horta. “É um exemplo, um jogador técnica e tacticamente que é um sonho para um treinador. Mas há outros jogadores que precisamos para o que queremos fazer contra a República Checa, a Turquia e a Geórgia”. O seleccionador, revelou mesmo que o jogador do Sp. Braga foi o único a quem justificou a ausência: “Não falei com ninguém porque é algo que faz parte, é a tomada de decisão. O único a quem liguei foi ao Ricardo Horta, porque fiquei triste por ele não fazer parte do grupo.”

Em relação às novidades, Francisco Conceição ganhou a luta com a concorrência por apresentar características que o distinguem – “Joga com o pé esquerdo, é vertical, tem personalidade para mudar o jogo. É um 'espalha brasas' e um jogador diferente” -, enquanto Pedro Neto, que durante este ano teve muitos problemas físicos, estará em condições, ao contrário de Raphael Guerreiro: “Era muito importante para nós. É uma pessoa especial, mas, infelizmente, não está apto.”

Os 26 convocados de Portugal para o Euro 2024

  • Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício;
  • Defesas: António Silva, Danilo, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Pepe, Rúben Dias;
  • Médios: Bruno Fernandes, João Neves, João Palhinha, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, Bernardo Silva;
  • Avançados: Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Francisco Conceição, Gonçalo Ramos, João Félix, Pedro Neto e Rafael Leão.
Sugerir correcção
Ler 43 comentários