Sondagem: PS e AD em empate técnico nas europeias. Socialistas com dois pontos de vantagem

Para 31% dos inquiridos o PS foi o partido que apresentou a melhor escolha para cabeça de lista às europeias, com a ex-ministra da Saúde Marta Temido

Foto
Marta Temido e Sebastião Bugalho estão com um empate técnico José Fernandes / SIC
Ouça este artigo
00:00
02:16

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A campanha oficial ainda não arrancou, mas a sondagem da IPESPE Duplimétrica para a TVI/CNN Portugal coloca o PS e a Aliança Democrática em empate técnico. Embora o PS esteja à frente na corrida, com 25% das intenções de voto, os dados não são animadores para a esquerda: o PS seria o único partido desta área política a conseguir eleger um eurodeputado caso as eleições se realizassem hoje. Além disso, a distância face à Aliança Democrática é curta. A lista liderada por Sebastião Bugalho está atrás da lista encabeçada por Marta Temido por apenas dois pontos percentuais, com 23% das intenções de voto. O Chega surge em terceiro com 7%.

Já o Bloco de Esquerda e a CDU perderiam, segundo esta sondagem, os respectivos lugares no Parlamento Europeu, uma vez que nenhum dos dois consegue mais do que 2% dos votos – ainda longe dos cerca de 4,7% necessários para eleger. Também o PAN (que elegeu em 2019) e o Livre ficariam de fora.

A mesma sondagem fez perguntas sobre a escolha dos cabeças de lista, sendo que 31% dos inquiridos responderam que foi o PS quem apresentou a melhor escolha, com a ex-ministra da Saúde Marta Temido. Sebastião Bugalho, candidato pela AD, foi indicado por 22% dos eleitores. O ex-líder da IL, João Cotrim Figueiredo, foi escolhido por 15% dos inquiridos e a ex-líder do BE, Catarina Martins, por 7%. António Tânger Corrêa, do Chega, é apontado como a melhor escolha por 5%, João Oliveira, da CDU, por 3%, e Francisco Paupério, do Livre, por 1%.

As entrevistas aleatórias por quotas foram realizadas entre 6 e 13 de Maio. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3,5 pontos percentuais, para um grau de confiança de 95,45%. As entrevistas foram recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing). A taxa de resposta foi de 59,97%.

Notícia actualizada para clarificar que, segundo a sondagem, o PS é o único partido da área política da esquerda que conseguiria eleger

Sugerir correcção
Ler 10 comentários