Governo escolhe vice-presidente da Cruz Vermelha para provedor da Santa Casa
Paulo Alexandre Duarte de Sousa foi a escolha do Governo para substituir Ana Jorge.
Paulo Alexandre Duarte de Sousa é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, substituindo Ana Jorge, recentemente exonerada do cargo pelo actual Governo, que a acusou de "incapacidade de gestão.
Com 56 anos e licenciado em gestão de empresas, Paulo Alexandre Duarte de Sousa ocupou o lugar de vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, cuja direcção ainda integra, e foi quadro da Caixa Geral de Depósitos, cujos interesses em Moçambique representou, entre 2013 e 2019. No comunicado em que anuncia a sua escolha, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social descreve-o como tendo sido responsável pela criação do mercado social de arrendamento, "entre outras funções assumidas no sector imobiliário".
O novo provedor foi ainda responsável pelo consórcio que uniu o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e pelo Grupo Caixa Geral de Depósitos para a gestão de um fundo de desenvolvimento urbano, no âmbito da Iniciativa Comunitária JESSICA, vocacionada para a Reabilitação e Regeneração Urbanas. Além disso, leccionou durante vários anos nas áreas da Matemática, Marketing Financeiro, Gestão e Imobiliário.
A data da tomada de posse da nova mesa ainda não foi anunciada.
A exoneração de Ana Jorge foi conhecida no final de Abril e ocorreu antes de decorrido um ano desde que a ex-ministra da Saúde assumira aquelas funções, em substituição de Edmundo Martinho. Para justificar este afastamento, o Governo considerou que a provedora se revelara "incapaz de enfrentar os graves problemas financeiros e operacionais da instituição". Para o Governo, a mesa liderada por Ana Jorge não teve capacidade “de tomar acções decisivas” para inverter a situação financeira da SCML, nomeadamente o que considerou ser a iminente ruptura de tesouraria e os riscos de insustentabilidade da SCML”, tendo-se, além disso, revelado incapaz de apresentar um plano susceptível de "fazer face às fortes quebras sentidas pela diminuição das receitas provenientes dos Jogos Sociais, principal fonte de rendimento da instituição”.