FIFA anuncia Mundial feminino de clubes a partir de 2026

Primeira prova do género deverá reunir 16 equipas em competição entre os meses de Janeiro e Fevereiro.

Foto
Clubes terão Mundial de futebol feminino Johan Nilsson / LUSA
Ouça este artigo
00:00
01:15

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O 74.º Congresso da FIFA, que decorre em Bangcoque, determinou, esta quarta-feira, a organização do primeiro Mundial feminino de clubes, que "deverá reunir 16 equipas" numa competição que decorrerá entre Janeiro e Fevereiro de 2026, em local a definir.

A nova competição deverá realizar-se a cada quatro anos, à semelhança do Mundial masculino de clubes, cuja primeira edição contará com FC Porto e Benfica, entre 15 de Junho e 13 de Julho de 2025, nos Estados Unidos.

O organismo máximo do futebol mundial fornecerá, "oportunamente", mais informações sobre a competição, cuja realização já tinha sido equacionada em Dezembro, no âmbito da estratégia de investimento no futebol de clubes.

No congresso, com base nos pedidos das confederações, foi ainda proposta uma competição adicional de clubes femininos nos anos em que não exista Mundial de clubes, a partir de 2027, com o objectivo de promover o desenvolvimento global.

Uma situação antagónica aos problemas do futebol masculino, com um calendário internacional sobrecarregado e que voltou esta semana a levar o Sindicato Internacional de Jogadores (FifPro) e a Associação Mundial de Ligas a pedirem uma "revisão" do calendário do Mundial de 2025, sob pena de avançarem judicialmente.