José Afonso foi disputado por editoras e chegou a concorrer ao Festival da Canção

O livro Os Primeiros Anos traz-nos, através da correspondência entre José Afonso e Rocha Pato, curiosas revelações sobre o percurso do cantor e compositor entre 1962 e 1970.

Foto
Rui Pato e José Afonso fotografados por Albano da Rocha Pato no início dos anos 60 em Coimbra ALBANO DA ROCHA PATO/ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO
Ouça este artigo
00:00
06:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Sabiam que José Afonso, antes de assinar pela Orfeu, foi disputado por várias editoras de discos? E que esteve para participar num festival de música folk em Barcelona onde iriam também actuar Joan Baez e Bob Dylan? E que chegou a concorrer ao Festival da RTP da Canção de 1969, com a canção Vejam bem? É natural que não saibam, porque nenhuma das cronologias da vida e obra de José Afonso faz referência a tais acontecimentos. No entanto, as cartas que José Afonso enviou entre 1962 e 1970 ao seu amigo, confidente e promotor Albano da Rocha Pato (pai de Rui Pato, que o acompanhou à viola nos primeiros discos posteriores à fase coimbrã) referem-se claramente a todas elas, acrescentando novos dados para melhor compreender o percurso biográfico e musical de José Afonso (1929-1987).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.