Ministra pediu a Fernando Araújo para elaborar plano de Verão no SNS mas este recusou

Director executivo demissionário estranhou pedido por não estar a par de planos da tutela. Governo garante que encontrará mecanismos para garantir que Verão “decorra com normalidade”.

Foto
Fernando Araújo anunciou a sua demissão da Direcção Executiva do Servico Nacional de Saúde no passado dia 23 de abril Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
06:30

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, convocou Fernando Araújo, o demissionário director executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para uma reunião no Ministério da Saúde na terça-feira, tendo-lhe solicitado a elaboração do Plano de Verão 2024 para o SNS, um período tradicionalmente complexo devido às férias dos profissionais de saúde. Uma vez que já não estará em funções — visto que apresentou a demissão no dia 22 de Abril e esta foi aceite pela tutela, ficando apenas dependente da entrega do relatório que lhe tinha sido anteriormente pedido —, Fernando Araújo recusou. Mas o Governo assegura que "encontrará mecanismos para garantir que o Verão decorra com normalidade", apesar de admitir que tinha "fundadas expectativas" de que este plano pudesse ser disponibilizado pela actual direcção executiva, uma vez que "é um planeamento que se faz com vários meses de antecedência".

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.